Waldo Vieira, nascido em Monte Carmelo, 12 de abril de 1932 — falecido em Foz do Iguaçu, 02 de julho de 2015, formado em Medicina e Odontologia. Pós-graduado em Plástica e Cosmética em Tóquio, Japão.
A história de Waldo Vieira é marcada pela aptidão Parapsíquica manifesta desde a primeira infância e pela dedicação irredutível e pertinaz em examinar o parapsiquismo detalhadamente e exaustivamente. As pesquisas desenvolvidas durante toda a sua vida, resultaram no corpus da Conscienciologia, ciência experimental por ele proposta no início da década de 90. Revista Holotecologia, pág. 77
Foi o propositor das ciências Projeciologia e Conscienciologia, sistematizadas nos tratados Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano (1986) e 700 Experimentos da Conscienciologia (1994). Escreveu dezenas de livros e centenas de artigos relacionados à pesquisa da consciência.
Em janeiro de 2000, fixa residência no Campus CEAEC onde escreve seu mais audacioso projeto, a Enciclopédia da Conscienciologia. Paralelamente à produção da Enciclopédia, publicou 5 tratados científicos: Homo sapiens reurbanisatus (2003), Homo sapiens pacíficus (2007), Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (2011), Dicionário de Neologismos da Conscienciologia (2014) e o Léxico de Ortopensatas (2014). Revista Holotecologia, pág. 77
Implantou o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC, dando início a constituição do Bairro Cognópolis (Cidade do Conhecimento) em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
Ao doar sua biblioteca particular ao CEAEC, foi possível estruturar a Holoteca, que dispõe de um dos maiores acervos do mundo relacionado a fenômenos parapsíquicos.
No Holociclo, área especializada em Lexicografia, Waldo Vieira capacitou equipes de pesquisadores para o desenvolvimento da Enciclopédia da Conscienciologia, a qual conta atualmente com mais de 4 mil verbetes referentes ao amplo universo da consciência.
O vasto legado de Waldo Vieira é o consistente, vigoroso e inspirador conjunto de ideias concretizadas em monumentos construídos materialmente e energeticamente, prédios e espaços consolidados na criação do Bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu, porém, sobretudo concretizadas através de obra registrada por escrito ainda para serem exploradas plenamente. Revista Holotecologia, pág. 78